Pelo bem da sua saúde mental


Pelo bem da sua saúde mental

Oi amiga, tudo bem?
Ultimamente tenho sido muito cautelosa com minha saúde emocional, e mental!  Porque como todos sabem, o corpo adoece quando a nossa saúde mental não está boa. 
Então resolvi compartilhar com vocês algumas dicas, que venho tentando colocar em prática pra cuidar mais de mim, e de quem eu sou.

Dicas para melhorar sua saúde mental e emocional


1. Considere suas frustações como algo normal: Sabe quando algo dá errado, e você fica péssima porque aquilo não era o esperado, então... Eu tento imaginar que tudo bem: a gente consegue algumas coisas, e outras não. Assim a vida flui mais leve, e nossa saúde mental agradece.

2. Tire um tempo pra se conhecer melhor: na minha segunda visita a psicóloga, ela me questionou sobre meus gostos, sobre como eu me definia, e adivinhem! Eu não sabia responder! Então, tirem um tempo pra listar seus gostos atuais, a forma como você se vê interiormente, e num futuro não tão distante faça essa mesma lista novamente, compare suas mudanças, e sua evolução mental, e emocional.

3. Seja grato: Agradecer é aceitar, por exemplo, eu aceito que hoje não estou em um dia muito bom, e que nem todos os dias vão ser assim, haverão dias horríveis, e dias maravilhosos. Cada dia, e situação, é um avanço, mesmo que não percebamos.

4. O sol: Pegue ao menos 10 minutos de sol por dia, por incrível que pareça, esses 10 minutos vão te fazer muito bem, faça o teste! 

5. Meditação: Existem inúmeros vídeos de meditação guiada no YouTube, eu comecei meditar pra dormir bem, e realmente funcionou comigo! Vale super a pena tentar! 

6. Corte relações: Sabe aquela pessoa que você sente que está te usando, e que você aceita porque não quer ser rude? Se afaste, bloqueia nas redes sociais, você também merece a melhor versão das pessoas que te cercam. E ninguém vale mais que sua saúde mental!

7. Aprenda a dizer não: Você não precisa aceitar tudo que seus amigos e familiares te propõe, fazendo isso você se desgasta muito mais do que imagina. O "não" das outras pessoas é aceitável pra você, então aceite que você também tem esse direito. 

8. Auto-sacrifício não é demonstração de amor: Deixar de fazer às coisas que gosta pra agradar outra pessoa, não é em hipótese alguma demonstração de amor. No mínimo as pessoas vão se aproveitar disso pra usarem contra você em qualquer momento, e anularem suas próprias vontades para saciar às delas, e assim sua saúde emocional vai sendo esmagada dia após dia.

9. Respeite seu tempo: Emprego, filhos, casamento, casa própria, tudo bem você querer ter essas coisas na sua vida, mas não se culpe caso não consiga agora, tudo em seu próprio tempo. Ah, e não é pra desistir, é só aceitar que não vai ser hoje, ou amanhã, mas quem sabe semana que vem, entende? 

10. Seu corpo é seu lar: Você não precisa ter um corpo padronizado para ser linda, ou ficar se cobrando por não ter um corpo padrão! Você é linda da forma que você é, e eu também. Respeite seu corpo, como respeita à pessoa que você mais ama no mundo.


Espero que absorva ao menos um item dessa listinha, e que consiga cuidar mais da sua saúde emocional, e mental! Eu venho lutando pra ficar bem já faz anos, e sei que é difícil, mas a gente consegue pequenas evoluções, e tudo bem! 


Com afeto, Andy.
Vamos juntas!